E-reader ou livro físico. A questão do século.

By silvernastya - agosto 29, 2017



  Olá, leitores!!! Tudo certinho com vocês? 

Bom, o post de hoje vai ser sobre um diálogo que vocês já conhecem muito bem. Comprar ou não um e-reader? ou, se eu comprar um e-reader deixarei de ser leitor "raiz"? (brincadeirinha rs). 

Primeiro de tudo você precisa conhecer sua necessidade e possibilidade. O post irá conter prós e contras de ambos, porém a resposta a essa pergunta sempre vai ser muito individual. Não vou rebaixar nem glorificar um ou outro. Faço o uso dos dois. Então aqui somente irá conter informações baseadas em minhas experiências como leitora. 

Sobre livro físico:

O livro físico tem toda a questão do toque e do ofato, que todo leitor ama. Quem nunca, ao comprar um livro novo, ficou olhando por alguns segundos a capa, simplesmente admirando a beleza dele? Ou, depois de admirar, claro, abriu e levou ao rosto, como se fosse uma flor e cheirou? Isso nos deixa feliz. Genuinamente feliz. E não tem nada no mundo que barre esse tipo de sentimento. Porém, convenhamos, você está lendo um livro muitooo bom, e esquece do tempo e depois de algumas horas lendo você começa a sentir um dificuldade para ler e quando levanta os olhos percebe que perdeu totalmente a noção do tempo e já está anoitecendo. Você tem três opções: Parar de ler, ligar seu abaju próximo a você ou continuar lendo do jeito que dá, mudando de ângulo, se preciso. Nenhum dessas opções será legal pra você. Como eu sou teimosa e nunca tive abaju, sempre ficava na terceira opção, e eu acabava com uma bela de dor de cabeça de tanto forçar a leitura no escuro. Então, sabemos: Livro de dia? Sétima maravilha do mundo. A noite? Nem tanto.


Sobre e-readers:

Bom, o e-reader que eu uso é o kindle paperwhite. Então todas minhas opiniões serão baseadas nele e não em todos em geral, porque eu não vou ter o que falar sobre todos eles, como não tenho muita experiência. Mas, vamos lá! kindle paperwhite, foi o dinheiro bem mais gasto da minha vida. Supera o sentimento de ter o livro na mão, sentir, cheirar e tudo mais? Não, claro que não. Mas o kindle é de um praticidade excelente. Ele é bem levinho, e se no caso eu estiver lendo um livro muito grosso vou dá preferência a ler-lo no kindle, pelo peso e tudo mais. E-book são mais baratos (a grande maioria), então isso é outra qualidade que conta bastante, pelo menos pro bolso. Porém, em um belo dia, eu estava lendo um livro daquele tipo que te prende e não te solta até tu acabar, entende? O que aconteceu? Claro, meu belo kindle descarregou. Pense numa raiva (foi maior ainda porque eu não tinha o físico).
Mas eu o perdoei assim que ele terminou de carregar rs. 
O kindle paperwhite tem luz embutida, então eu uso muito a noite também. Não fico mais restringida a leitura durante o dia. porém um aviso: Pra quem compraria um kindle pela leitura noturna tem que ficar bastante atento na compra, uma das versões do kindle não possui luz embutida e na minha opinião não vale muito a pena. A não ser que você seja aquelas pessoas que não ler a noite de jeito nenhum. Então vai com tudo!! 


Observação sobre e-readers, tablet, celulares, entre outros: 

As vezes a gente não tem como possuir tudo aquilo que desejamos, isso é um fato, mas quem tem condição e ainda assim faz o uso de tablets, ou outros, para ler, a luz que ele produz vai ser bastante prejudicial, então, juntando o uso diário (no caso do celular) e a leitura, sua vista pode ficar sobrecarregada, e isso pode sim acarretar problemas. Os e-readers possui uma luz especifica que ameniza esse tipo de agressão aos olhos, e foi por isso também que resolvi ter um kindle. Eu lia muito a noite pelo celular, e muitas vezes eu ficava com fortes dores de cabeça e dificuldade para pegar no sono. Isso é só um conselho para vocês <3 

A minha conclusão é a seguinte: Os dois possuem prós e contras (ohhhh, descobri o mundo kk). Vai depender de você mesmo o que será mais importante. Ter os dois, para mim, é maravilhoso. Mas, novamente, nem tudo é possível. Então, digo: Pesquise, bastante. Não faça nada na pressa. Pense se você iria de fato fazer bom uso do e-reader, se valeria a pena para VOCÊ. 


Com amor, 
Nastya.


  • Share:

You Might Also Like

0 comentários